Porquê Eco?
Porquê Eco?
Arquitetura e Integração Paisagística
A arquitetura do Resort e a escolha dos materiais teve como principal objetivo a integração harmoniosa dos edifícios na envolvente natural. A arquitetura dos edifícios foi ajustada à morfologia do terreno, de modo a minimizar o impacte paisagístico e volume dos edifícios no espaço.
Os materiais de construção selecionados são naturais e de origem local/nacional, como a madeira criptoméria, o bambu e a cortiça, potenciando a integração dos edifícios na envolvente natural. A obra foi realizada maioritariamente por empresas locais.
Eficiência energética
Para garantir a eficiência energética dos edifícios, materiais naturais como aglomerado de cortiça expandida e madeira de criptoméria foram utilizados no revestimento exterior dos edifícios para isolamento térmico. A madeira também foi utilizada no interior dos edifícios, especialmente nas Villas & Studios, reforçando o isolamento térmico. As janelas do edifício central são em caixilharia de alumínio com sistema de corte térmico e vidros duplos, com classificação energética A+.
Todo o sistema de água quente (DHW) do resort é baseado em bombas de calor altamente eficientes. Toda a iluminação do Resort é fornecida por tecnologia LED.
As Villas estão equipadas com um cartão-chave que desliga a iluminação e os electrodomésticos quando os hóspedes saem do quarto, medida que contribui para a gestão do consumo de energia.
Limpeza de praia
Eficiência hídrica
É efetuada a captação das águas pluviais dos telhados dos vários edifícios, a qual é encaminhada e armazenada numa bacia existente no perímetro do Resort. Esta bacia permite armazenar a água para a rega das zonas ajardinadas. Para garantir que a bacia tem água durante todo o ano, existe uma ligação com o lago natural existente na propriedade, que envia água por bombagem, sempre que necessário.
As áreas ajardinadas possuem maioritariamente espécies autóctones, que reduzem a necessidade de rega.
Gestão de resíduos
O Santa Bárbara tem vindo a implementar gradualmente um conjunto de ações para a redução da produção de resíduos que incluem, entre outras a promoção do uso de embalagens reutilizáveis (vidro e metal) como é o caso das amenities que são disponibilizadas em embalagens de vidro individuais de reenchimento, a opção de disponibilização de outras amenities de uso único, apenas por pedido, comunicação com os hóspedes sem recurso à impressão de papel, disponibilização de sacos de pano reutilizáveis à lavandaria como alternativa à película de plástico que serve para embalar a roupa lavada. Para evitar o desperdício alimentar, têm vindo a ser implementadas medidas tais como a alteração do pequeno-almoço buffet para a modalidade à carta, compras ajustadas aos menus e quantidades servidas, sendo estas ajustadas para evitar desperdício. A nível da horta, o excedente que não é utilizado nos restaurantes do grupo Singular Properties, é disponibilizado para os colaboradores e respetivas famílias.
No que respeita aos resíduos produzidos, é garantida a respetiva separação seletiva e posterior encaminhamento para operador de gestão de resíduos autorizado. Neste sentido, são disponibilizados em todas as áreas do Santa Bárbara, diferentes contentores de separação seletiva que incluem uma sinalética informativa.
Local, orgânico e natural
O Santa Bárbara possui no seu perímetro uma quinta de produção agrícola que fornece o restaurante com frutas, ervas aromáticas e outros produtos hortícolas, promovendo a produção local.
Para todas as áreas e serviços e sempre que possível, são selecionados fornecedores locais. Como exemplo destacam-se os produtos lácteos que são na sua maioria de origem Açoreana, assim como os vinhos brancos da carta do restaurante.
A preocupação com a escolha de materiais naturais e de origem orgânica está presente nas escolhas que são feitas ao nível de diferentes áreas e produtos, como é o caso das amenities de origem orgânica e à base de algas, na escolha da madeira para diferentes suportes de comunicação com os hóspedes.
Envolvimento dos colaboradores
O Santa Barbara Resort desenvolveu um plano anual de formação em sustentabilidade para todos os seus funcionários, com vista ao seu maior envolvimento e conhecimento do conceito do Santa Bárbara, dos objetivos do Grupo Singular Properties neste domínio e das medidas já implementadas com vista ao maior desempenho ambiental do resort.
Em termos de iniciativas de natureza social, o Santa Bárbara tem vindo a realizar com os seus funcionários campanhas de limpeza da praia de Santa Bárbara. Estas campanhas têm, pontualmente, envolvido outras partes interessadas locais, designadamente no primeiro ano a iniciativa contou com a participação de uma escola do concelho da Ribeira Grande e no segundo ano, com um grupo de escuteiros do concelho.
Amenities de luxo
Um destaque especial vai para a linha de amenities que agora ostenta o selo da Voya, uma marca irlandesa de produtos orgânicos à base de algas, com propriedades terapêuticas comprovadas e cujos produtos recriam os efeitos calmantes de uma experiência de spa e totalmente de acordo com as práticas sustentáveis que caracterizam as unidades Singular Properties.