Atreva-se a explorar: itinerário de 3 dias
Atreva-se a explorar - itinerário de 3 dias
Dia 1
Saída do resort em direcção a Ponta Delgada
- Subida pela covoada, paragem no miradouro do pico do carvão onde se observa a zona dos picos. Daqui é possível observar a zona mais estreita da ilha entre a costa norte e sul da ilha, com apenas 8km.
- Visita às pequenas lagoas das empadadas passando pelo antigo aqueduto.
- Paragem no miradouro da grota do inferno/lagoa do canário. Neste ponto existe um pequeno trilho que pode ser feito até um dos mais emblemáticos miradouros da ilha. Daqui é possível ter uma perspetiva diferente da grande cratera vulcânica das sete cidades.
- Próxima paragem na Vista do Rei. Este miradouro é um dos mais conhecidos da ilha. Foi daqui que o último rei de Portugal viu uma vista/paisagem digna de um rei, a lagoa azul e verde. Neste miradouro pode também encontrar o hotel Monte Palace que foi fechado ao público em 1991 e posteriormente abandonado. Atenção: atualmente o hotel é propriedade privada, mas ainda se encontra em estado de abandono/degradação. Qualquer visita ao seu interior representa perigo para o visitante.
- Descida em direção à freguesia das sete cidades. Na descida existem 2 miradouros, onde se pode fazer uma breve paragem (cerrado das freiras e lagoa de santiago).
- Passagem pela ponte entre as lagoas e paragens na freguesia, bem como, junto às lagoas. Opcional: pequeno desvio até ao túnel na margem da lagoa azul.
- Saída da freguesia pela estrada da várzea. Paragem no ponto mais oeste da ilha, os Mosteiros. Esta é uma vila piscatória onde pode observar algumas das piscinas naturais e uma das praias de areia preta da ilha.
- Saída dos mosteiros em direção à ferraria*. No caminho, fazer uma paragem no miradouro do escalvado, onde se pode observar, tanto os mosteiros à direita, como a ferraria à esquerda.
- Regresso a ponta delgada pela costa sul. Opcional geoturismo: visita à gruta do carvão para observação de formações geológicas subterrâneas (entrada paga).
- Paragem na capital da ilha. Aqui pode simplesmente percorrer as ruas estreitas e típicas no centro da cidade, para observar a arquitetura dos edifícios mais antigos, visitar o mercado da graça ou algum dos jardins existentes (António Borges, Palácio de Sant’Ana (entrada paga) e José do Canto (entrada paga)).
- Visita à plantação dos ananases dos Açores na Fajã de Baixo.
- Passagem pelas praias de são roque e milícias em direção à cidade da Lagoa. Opcional: paragem na fábrica de cerâmica vieira.
Retorno ao resort.